Translate

domingo, 17 de junho de 2012

ABBA

Sou fã incondicional da banda (quarteto) ou seja lá o que for,o fato é que são músicos de primeira linha,suas canções são atualíssimas até hoje,cresci ouvindo os velhos discos de vinil do meu pai,hoje tenho todos guardados em minha discoteca,é impossível ouvir apenas uma música; ABBA é uma profusão de hits,esbanjam uma sonoridade indiscutível .


ABBA  foi um famoso quarteto de pop rock e música disco, formado em 1972 em Estocolmo na Suécia, que desfrutou de grande popularidade nos anos 70 e que ainda é muito conhecido hoje em dia devido a canções clássicas como "Mamma Mia", "Chiquitita", "Knowing Me, Knowing You", "S.O.S", "Take a Chance on Me", "The Winner Takes It All" e muitas outras. O grupo era composto por dois casais, Agnetha Fältskog e Björn Ulvaeus, e Benny Andersson e Anni-Frid Lyngstad. O nome do quarteto originou-se com a junção das iniciais do nome de cada um.
Todos os integrantes já possuíam carreiras musicais de destaque na Suécia em 1972 quando decidiram se juntar para representar seu país no Festival Eurovisão da Canção, mas só venceram na edição de 1974 com a canção "Waterloo", que se tornou o primeiro sucesso internacional da banda. Em seguida, o grupo lançou novas canções com sucesso moderado, porém o grupo só conseguiu atingir o estrelato mundial em 1976, com o grande sucesso do álbum Arrival, que originou os singles "Fernando", que vendeu mais de dez milhões de cópias, e "Dancing Queen", que chegou ao topo das paradas de dezoito países, incluíndo a Billboard Hot 100 dos Estados Unidos,sendo a canção mais conhecida da banda até hoje.
Em 1979 a banda lançou o álbum Voulez-Vous e iniciou uma grande turnê mundial, ABBA: The Tour, que durou até o ano seguinte. Em 1981, os integrantes já andavam mais pessoalmente distantes uns dos outros, com os dois casais já divorciados, e estavam dando mais atenção para suas carreiras independentes, mesmo assim ainda lançaram o álbum The Visitors, ainda em 1981. Apesar de nunca terem brigado ou feito um encerramento oficial, o grupo lançou seu último single, chamadado "Thank You for the Music", em 1983 (gravado originalmente em 1977), e depois disso nunca mais se juntou.
Em 1992, para comemorar os vinte anos da criação da banda, a gravadora PolyGram lançou a coletânea ABBA Gold: Greatest Hits, que chegou ao topo das paradas de doze países e já vendeu mais de vinte e oito milhões de cópias no mundo, sendo a quinta compilação mais vendida da história da música.
Hoje em dia, estima-se que o ABBA já tenha vendido mais de trezentos e setenta milhões de álbuns e singles, mundialmente, sendo assim o quarto maior vendedor de discos da história e a segunda banda de maior sucesso de todos os tempos, atrás apenas dos Beatles. A indústria fonográfica estima que o grupo ainda venda de três a quatro milhões de cópias por ano, sendo assim o artista inativo, conjunto ou solo, que mais vende nos dias de hoje.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.