É um músico, ator e produtor
musical inglês. Por vezes referido como
"Camaleão do Rock" pela capacidade de sempre renovar sua imagem, tem
sido uma importante figura na música popular há cinco décadas e é
considerado um dos músicos populares mais inovadores e ainda influentes de
todos os tempos, sobretudo por seu trabalho nas décadas de 1970 e 1980, além de
ser distinguido por um vocal característico e pela profundidade intelectual de
sua obra.
Embora desde cedo tenha realizado o
álbum David Bowie e diversas canções, Bowie só chamou a
atenção do público em 1969, quando a canção "Space Oddity" alcançou o
quinto lugar no UK Singles Chart. Após um período de três anos de
experimentação, que incluem a realização de dois significativos e influentes
álbuns, The Man Who Sold the World (1970) e Hunky Dory (1971),
ele retorna em 1972 durante a era glam rock com um alter ego extravagante
e andrógino chamado Ziggy Stardust, sustentado pelo sucesso de "Starman"
e do aclamado álbum The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders
from Mars. Seu impacto na época foi um dos maiores cultos já criados na
cultura popular. Em 1973, o disco Aladdin Sane levou Ziggy aos
EUA. A vida curta da persona revelaria apenas uma das muitas facetas de uma
carreira marcada pela reinvenção contínua, pela inovação musical e pela
apresentação visual.
Em 1974, o álbum Diamond Dogs previa,
com seu som e sua temática caótica, a revolução punk que surgiria
anos depois. Em 1975, Bowie finalmente conseguiu seu primeiro grande sucesso em
território americano com a canção "Fame", em co-autoria com John
Lennon, do álbum Young Americans. O som constitui uma mudança
radical no estilo que, inicialmente, alienou muitos de seus devotos no Reino
Unido. Nessa etapa, a carreira musical de Bowie se renovou e seguiu novos
rumos. Após a criação de uma nova persona, Thin White Duke, apresentada no
aclamado Station to Station (1976), que traz um Bowie interessado
em misticismo, Cabala e Nazismo, ele confundiu as expectativas de
seu público americano e de sua gravadora com a produção do minimalista Low (1977) a primeira das três colaborações com Brian Eno durante os
próximos dois anos. A chamada "Trilogia de Berlim" (com"Heroes" e Lodger)
trouxe álbuns introspectivos que lograram o topo nas paradas britânicas e que
ganharam admiração crítica duradoura.
A influência de David Bowie é única,
musical e socialmente. Como escreveu o biógrafo David Buckley, "ele
penetrou e modificou mais vidas do que qualquer outra figura comparável.De
fato, grande é sua influência no mundo da música entre artistas e bandas mais
antigas e a nova geração (Ver Influência), e, além de ter auxiliado
movimentos como a libertação gay e a recriação de uma nova juventude
independente, introduziu novos modos de se vestir na cena musical e tem uma
carreira prestigiada no cinema. Em 2002, ficou em 29º lugar na lista
popular 100 Greatest Britons e já vendeu mais de 136 milhões de
álbuns ao longo de sua carreira. Foi premiado no Reino Unido com 9
certificações de álbum de platina, 11 de ouro e 8 de prata, e, nos Estados
Unidos, 5 de platina e 7 de ouro. Em 2004, a Rolling Stonecolocou-o
na 39ª posição em sua lista dos "100 Maiores Artistas do Rock de Todos os
Tempos" e em 23º lugar na lista dos "Melhores Cantores de Todos os
Tempos".
De seu saxofone de plástico a um
instrumento real em 1962, Bowie formou sua primeira banda aos 15 anos de idade.
Os Kon-rads tocavam guitarra baseada no rock and roll em reuniões de jovens e
em casamentos, e tinham uma formação que variava entre quatro e oito membros,
entre eles Underwood.Ao deixar a escola técnica no ano seguinte, Bowie informou
a seus pais o seu sonho de tornar-se uma estrela do rock. Não demorou, então,
para sua mãe o arranjar um emprego como companheiro de eletricista. Frustrado
pelas limitadas aspirações que seus colegas de banda tinham, Bowie deixou a
Kon-rads e formou outra banda, os King Bees. Escreveu uma carta a um empresário
inglês bem-sucedido, chamado John Bloom, que trabalhava com máquinas de lavar,
convidando-o a "fazer por nós o que Brian Epsteinfez pelos Beatles—e fazer
mais um milhão." Bloom não respondeu à oferta, mas encaminhou o convite à
Leslie Conn, parceiro de Dick James, que contratou Bowie, fazendo dessa a
primeira gestão pessoal do artista.
Leslie Conn logo começou a promover o
trabalho de David Bowie. O primeiro single do cantor, "Liza Jane",
creditado à David Jones e os King Bees, não logrou nenhum sucesso comercial.
Desapontado com os King Bees e o repertório blues de Howlin' Wolf e Willie Dixon,
Bowie deixou a banda a menos de um mês depois de entrar para a Manish Boys,
banda com levada blues, mas que também incorporava elementos dofolk e soul:
"Eu costumava sonhar em ser o Mick Jagger deles", recordaria Bowie
anos mais tarde. "I Pity the Fool" não teve maior sucesso que
"Liza Jane", e não demorou para que Bowie muda-se novamente de grupo,
dessa vez entrando para o Lower Third, trio de blues fortemente influenciado
pelo The Who. "You've Got a Habit of Leaving" não se saíu melhor, e
marcou o fim do contrato com Conn. Declarando que iria deixar o mundo pop
"para estudar mímica no Sadler's Wells", Bowie, no entanto,
permaneceu no Lower Third. Seu novo empresário, Ralph Horton, seria uma figura
importante em sua transição para artista solo mais tarde, e também o apoiou
quando David mudou-se para outro grupo, o Buzz, cuja canção "Do Anything
You Say" foi um verdadeiro fracasso. Enquanto era contratado por Buzz,
Bowie entrou em 1967 para a Riot Squad; as gravações desse novo grupo, que
incluíam músicas escritas por Bowie e covers do Velvet Underground, não foram
nunca lançadas. Ken Pitt, introduzido por Horton, passou a ser então o novo empresário
de Bowie.
Insatisfeito com seu nome artístico, na
época Davy (e Davie) Jones, que em meados da década de 1960 permitia confusão
com o ator Davy Jones do The Monkees, o jovem músico renomeou seu nome
artístico baseado no sobrenome de um americano do século XIX chamado Jim Bowie
e também à faca que ele popularizou.Seu nome também pode ser uma referência ao
personagem David Bowman de 2001: A Space Odyssey, famoso filme que inspirou a
canção Space Oddity.Seu single "The Laughing Gnome", lançado em abril
de 1967, utilizava os vocais acelerados à estilo doThe Chipmunks, mas não
logrou sucesso comercial. David Bowie, seu álbum de estreia, lançado seis
semanas depois, é uma amálgama de pop, folk, psicodelia emusic hall, mas teve o
mesmo destino de suas tentativas anteriores. O disco foi seu último lançamento
por dois anos. Seu fascínio pelo bizarro reforçou-se com o encontro com o
dançarino Lindsay Kemp, como disse o próprio Bowie: "Ele vivia em suas
emoções, foi uma influência maravilhosa. Sua vida cotidiana era a coisa mais
teatral que eu já tinha visto. Era tudo o que eu pensava sobre bohemia. Entrei
para o circo. Kemp, por sua vez, lembrou: "Eu não o ensinei a ser um
artista mímico, mas a botar para fora o que ele era .... Eu o ativei para
liberar o anjo e o demônio que estava em seu interior. Estudando artes
dramáticas com Kemp, do teatro avant-garde e da mímica à commedia dell'arte,
Bowie ficou imerso na criação de personagens para apresentar ao mundo.
Satirizando a vida numa prisão britânica, a canção de 1967 "Over the Wall
We Go" tornou-se um single na voz de Paul Nicholas; outra composição de Bowie,
chamada "Silly Boy Blue", foi realizada por Billy Fury no ano
seguinte.Bowie começou a namorar Hermione Farthingale quando ela foi escalada
junto a ele por Kemp para um minueto poético; logo ambos os amantes se mudaram
juntos para um apartamento londrino. Tocandoviolão, ela formou um grupo com
Bowie e o baixista John Hutchinson; entre setembro de 1968 e inícios de 1969,
quando Bowie e Farthingale rompiam, o trio dava um pequeno número de concertos
combinando folk, beat music, poesia e mímica.
Por conta da falta de sucesso
comercial, Bowie se viu obrigado a tentar a ganhar a vida de formas diferentes.
Uma dessas foi gravar um comercial para a empresa de sorvetes Lyons Maid, que,
no entanto, foi rejeitado por outro do Kit Kat.[21] Em 1969, foi realizado o
filme de 30 minutos Love You till Tuesday, concebido como veículo para promover
o cantor com apresentações de seu repertório. Apesar de não ter sido lançado
até 1984, as sessões de filmagem em janeiro daquele ano levaram a um sucesso
inesperado quando Bowie disse aos produtores: "Esse filme de vocês—Eu
tenho uma nova canção para ele." Bowie gravou um demo da canção que daria
o seu avanço comercial. "Space Oddity" foi lançada meses depois para
coincidir com oprimeiro pouso na lua.Rompendo seu namoro com Farthingale logo
após o término do filme, Bowie mudou-se com Mary Finnigan como seu inquilino.Nesta
época continuava sua divergência do rock and roll e do blues iniciada por seu
trabalho com Farthingale e, por isso, juntou forças com ela, com Christina
Ostrom e Barrie Jackson para conduzir um clube de folk nas noites de domingo no
pub Three Tuns na High Street, em Beckenham. Este logo transformou-se em
Beckenham Arts Lab, e ficou extremamente popular. O Beckenham Arts Lab
organizou um festival livre num parque local, mais tarde imortalizado por Bowie
na canção "Memory of a Free Festival".Realizado em 11 de julho, cinco
dias antes do lançamento da Apollo 11, "Space Oddity" ficou em 5º
lugar no top do Reino Unido. Seu segundo disco, Space Oddity, realizado em
novembro, foi lançado no Reino Unido com o nome de David Bowie, o que causou
certa confusão com seu antecessor homônimo, e o lançamento nos EUA foi
antecipadamente intitulado Man of Words/Man of Music. À época de seu
lançamento, não usufruiu sucesso comercial, mesmo com suas letras filosóficas
de um mundo pós-hippie sobre paz, amor e moralidade, e um som de folk rock
acústico fortificado pelo rock pesado.
Bowie conheceu Angela Barnett em abril
de 69. Se casariam dentro de um ano. O impacto da moça sobre ele foi imediato,
e o envolvimento dela em sua carreira teve longo alcance, deixando o empresário
Kein Pitt em influência limitada.Estabelecido como artista solo após
"Space Oddity", sentia falta de algo: "uma banda em tempo livre
para apresentações e gravações—pessoas enfim com as quais ele poderia se
relacionar pessoalmente. A lacuna se fortaleceu quando teve uma rivalidade
artística com Marc Bolan, na época seu guitarrista de estúdio. Mas uma banda
foi devidamente montada: John Cambridge, baterista que Bowie conheceu no Arts
Lab, foi convivado por Tony Visconti, que tocaria no baixo, e Mick Ronson na
guitarra elétrica. Após uma breve e desastrosa manifestação sob o nome de Os
Hype, o grupo sofreu nova reconfiguração, agora apresentando Bowie como artista
solo.O trabalho inicial do grupo ficou marcado por um desentendimento acalorado
entre Bowie e Cambridge sobre o estilo do segundo de tocar bateria; a discussão
chegou no ápice quando Bowie soltou: "Você está fudendo meu álbum".
Cambridge deixou o grupo e foi substituído por Mick Woodmansey.Pouco tempo
depois, ocorreu um ato que resultaria em anos delitígio: Bowie viu-se forçado a
pagar indenização a Pitt, e por isso o demitiu, substituindo-o por Tony
Defries.
As sessões de estúdio resultaram em seu
terceiro disco, The Man Who Sold the World (1970), caracterizado pelo som de
rock pesado da sua nova banda e que marcou explicitamente um afastamento do
violão e do estilo folk estabelecido em Space Oddity. Para promover o álbum nos
EUA, aMercury Records financiou uma turnê de divulgação em que Bowie, entre
janeiro e fevereiro de 1971, foi entrevistado por emissoras de rádio e mídia.
Explorando sua aparência andrógina, a capa original da versão britânica retrata
o cantor com cabelos longos e um vestido: ele o utilizou durante as
entrevistas—para a aprovação de críticos, incluindo John Mendelsohn da Rolling
Stones que o descreveu da seguinte forma: "deslumbrante, quase
desconcertantemente lembra Lauren Bacall", e, nas ruas, a reação das pessoas
variava entre o riso e a surpresa, até que um dos pedestres abordou Bowie com
um revólver e lhe disse: "beije minha bunda".Durante a viagem,
conheceu o trabalho de dois americanos proto-punks que foram seminais e que o
levaram a desenvolver o conceito que formaria mais tarde a personaZiggy
Stardust: a fusão da personalidade de Iggy Pop com a música de Lou Reed; ambos
elementos o fizeram produzir "o último ídolo pop".Uma amiga recordou
seu hábito de "rabiscar notas em guardanapos sobre uma estrela do rock
doida, chamada Iggy ou Ziggy", e, retornando à Inglaterra, declarou a
intenção de criar uma personagem "que parecesse que havia chegado de Marte.
No álbum Hunky Dory (1971), Visconti,
seu produtor e baixista, foi substituído de ambos os papéis por Ken Scott e
Trevor Bolder, respectivamente. O álbum testemunhou o retorno parcial do cantor
de "Space Oddity", com canções como "Kooks", escrito para
seu filho, Duncan Zowie Haywood Jones, nascido em 30 de maio.Os pais escolheram
seu nome kooky-o menino seria conhecido como Zowie pelos próximos 12 anos-por
conta da palavra em grego zoe, vida.Por outro lado, o álbum também explorou
temas sérios, e homenageia algumas de suas influências musicais, nas canções
"Song for Bob Dylan", "Andy Warhol", e "Queen
Bitch" (pastichedo som do Velvet Underground). O disco, contudo, não
alcançou sucesso comercial na época.
Em sua empreitada musical seguinte,
Bowie desafiou, nas palavras do biógrafo David Buckley, "a crença central
da música rock de sua época" e "criou provavelmente o maior culto da
cultura popular.Vestido com um traje notável, seus cabelos tingidos de
vermelho, e o rosto e os lábios fortemente maquiados, Bowie inaugurou a
apresentação de Ziggy Stardust com os The Spiders from Mars—Ronson, Bolder e
Woodmansey—num pub chamado Toby Jug em Tolworth, em 10 de fevereiro de 1972 A
apresentação foi um sucesso e levou-o ao estrelato; Ziggy e os Spiders from
Mars viajaram pelo Reino Unido ao longo dos próximos seis meses e propagaram um
"culto a Bowie" que "era único, sua influência durou mais tempo
e tem sido mais criativa do que talvez quase todas as forças dentro da cultura
pop. Combinando elementos do hard rock de The Man Who Sold
the World com o rock mais leve e experimental de Hunky Dory, o disco The Rise
and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars (1972) foi lançado em junho.
"Starman", divulgada como canção principal do
álbum, fez com que o Reino Unido focasse todos seus olhos em Bowie: ambos o
single e o LP atingiram o topo rapidamente após sua performance da canção ser
apresentada em julho no Top of the Pops. O álbum, que permaneceria nas paradas
por dois anos, logo se juntou ao Hunky Dory, que agora fazia seis meses de
idade. Ao mesmo tempo, as canções "John, I’m Only Dancing" e
"All the Young Dudes", escrita e produzida para Mott the Hoople,
tornaram-se sucesso em seu país de origem. A Ziggy Stardust Tour continuou
pelos Estados Unidos.
Bowie contribuiu com back vocals no
álbum solo Transformer (1972) de Lou Reed, co-produzindo o disco com Ronson. Seu
Aladdin Sane (1973), que ainda trazia o glam rock à tona, atingiu o primeiro
lugar no Reino Unido—tornando-se seu primeiro álbum a alcançar tal posição.
Descrito pelo próprio Bowie como "Ziggy vai à América", contém
canções que ele escreveu durante a viagem aos Estados Unidos, que depois
continuou pelo Japão para promover o novo álbum de 73. Alladin Sane foi o
primeiro álbum de Bowie realizado quando ele já era, de certa forma, conhecido
como pop star, e trouxe outros sucessos, como "The Jean Genie",
"Drive-In Saturday" e "Let's Spend the Night Together", cover
dos Rolling Stones.Amostra da canção "Ziggy Stardust" (1972). Ela
conta a história da persona homônima, incorporada por Bowie e que o creditou
como pioneiro do glam rock.
Seu amor em atuar o fez imergir em
personagens criados para suas músicas. "Fora dos palcos sou um robô. No
palco eu adquiro emoção. Provavelmente por isso que prefiro vestir-me como
Ziggy do que como David." Porém, com a satisfação vieram graves
dificuldades pessoais: atuando como a mesma pessoa por um longo período,
tornou-se impossível separar Ziggy Stardust—e, mais tarde, o Thin White Duke—de
sua própria pessoa nos bastidores. Ziggy, Bowie disse certa vez, "não me
deixava sozinho durante anos. Foi quando tudo começou a azedar... Minha própria
personalidade como um todo havia sido afetada”. Tornou-se muito perigoso. Eu
realmente tinha dúvidas sobre minha própria sanidade. Suas apresentações
tardias como Ziggy, que incluíam canções do disco Ziggy Stardust bem como do
Aladdin Sane, eram ultrateatrais, muitas vezes utilizando elementos da mímica
aprendida anos antes comLindsay Kemp, e cheias de momentos chocantes, em cenas
nas quais Bowie simulava um sexo oral na guitarra de um Ronson elétrico. Bowie
viajou e deu conferências de imprensa como Ziggy antes de uma abrupta e
dramática "aposentadoria" dos palcos no Hammersmith Odeon, Londres,
em 3 de julho de 1973. Foram realizadas filmagens desse evento final e
histórico, e lançadas em 1983 como Ziggy Stardust and the Spiders from Mars,
dirigido por D. A. Pennebaker. Depois de romper a união bem-sucedida com os
Spiders from Mars, Bowie tentou deixar Ziggy para trás. Seu catálogo anterior
aos sucessos de 1972 estavam sendo cada vez mais requisitados: The Man Who Sold
the World foi relançado em 1972 junto com Space Oddity. "Life on
Mars?", de Hunky Dory, é lançado em junho de 1973 e chegou à terceira
posição na UK singles chart.
Em setembro, "The Laughing
Gnome", gravado originalmente em 1967, atingiria a quarta posição. Pin
Ups, coleção de covers de suas canções favoritas da década de 1960, foi lançado
em outubro de 73, e trouxe o hit "Sorrow", que alcançou a primeira
posição, dando a Bowie o crédito de artista mais vendido no Reino Unido em
1973. Também cresceram a vendagem de seus álbuns anteriores, que chegaram,
juntos, à sexta posição no UK chart.
Amostra de "Future Legend",
faixa que inicia o disco de 1974 Diamond Dogs. É um áudio que acompanha apenas
a voz de Bowie anunciando um mundo selvagem pós-apocalíptico que se segue nas
faixas seguintes.Bowie mudou-se para os Estados Unidos em 1974, hospedando-se
em Nova Iorque antes de se estabelecer emLos Angeles.Diamond Dogs(1974), álbum
que o encontrou dividido entre o soul e o funk, derivou-se de duas ideias
distintas: ummusical baseado num futuro selvagem e sediado numa
cidadepós-apocalíptica e a tarefa de musicar o livro 1984 de George Orwell. O
disco alcançou a primeira posição no Reino Unido e a quinta nos EUA, gerando os
sucessos "Rebel Rebel" e "Diamond Dogs". Para promovê-lo,
Bowie lançou a Diamond Dogs Tour, visitando cidades da América do Norte entre
junho e dezembro de 1974. Com coreografias de Toni Basil, e ricamente produzido
com elementos teatrais e efeitos especiais, a produção de alto orçamento foi
filmada por Alan Yentob. O resultado dessas imagens foi o documentário Cracked
Actor, apresentando um Bowie pálido e magérrimo: de fato, a turnê coincidiu com
a queda do cantor em usar constantes doses de cocaína, que o afetou com
debilidades físicas graves, paranóias e problemas emocionais.Mais tarde, Bowie
comentaria que seu primeiro álbum ao vivo, David Live (David ao vivo, 1974),
deveria se chamar "David Bowie Está Vivo e Bem e Vivendo Apenas na
Teoria". David Live, no entanto, solidificou seu status de superstar, e
alcançou a segunda posição no Reino Unido e a oitava nos EUA. Depois de uma
curta pausa em Filadélfia, onde Bowie também gravou novo material, a turnê
recomeçou com uma nova ênfase na música soul.
O fruto dessas sessões de gravação na
Filadélfia foi o disco Young Americans (1975). O biógrafo Chritopher Sandford
comenta: "Ao longo dos anos, a maioria dos roqueiros britânicos tentaram,
de uma forma ou de outra, tornar-sem negros por extensão. Poucos tinham se
sucedido tão bem como Bowie.A levada do álbum, que o cantor chamou de plastic
soul, constituiu uma mudança radical no estilo que, inicialmente, alienou
muitos de seus devotos do Reino Unido. Young Americans trouxe a primeira canção
de Bowie a atingir a primeira posição nos EUA, "Fame", co-escrita com
John Lennon, que também contribuiu com backing vocals, e Carlos Alomar.
Distinguindo-se como um dos primeiros artistas brancos a aparecer no programa
de variedades americano Soul Train, Bowie cantou "Fame" e
"Golden Years", seu single de outubro.O disco foi um sucesso
comercial nos EUA e no Reino Unido e, aproveitando tal prestígio, as gravadoras
relançaram "Space Oddity" de 1969, que então veio a ser a primeira
canção do artista a atingir a primeira posição no Reino Unido, meses depois de
"Fame" alcançar o mesmo nos EUA.Embora seu estrelato nessa época
estivesse melhor estabelecido, Bowie só existia essencialmente quando podia
mudar e surpreender, mesmo com as vendas estabelecidas de suas gravações (na
época, mais de um milhão de cópias só do álbum Ziggy Stardust). Em 1975,
ecoando o desentendimento amargo que teve com Pitt quinze anos antes, Bowie
demitiu seu novo empresário. No auge do conflito que se seguiu em meses de duração
na justiça, assistiu, como descreve o biógrafo Christopher Sandford,
"milhões de dólares de seus ganhos futuros serem entregues a DeFries em
termos excepcionalmente generosos", e então "trancafiou-se na West
20th Street, onde por uma semana seus gritos podiam ser ouvidos através da
porta do sótão trancado.Michael Lippman, seu advogado durante as negociações,
tornou-se também seu mais novo empresário; Lippman, por sua vez, receberia uma
compensação significativa depois de também ser demitido por Bowie no ano
seguinte.
Station
to Station (1976) apresentava uma nova persona, o "Thin White Duke"
do título principal. Visualmente, era uma extensão de Thomas Jerome Newton, o
extraterrestre que ele retratou no filme The Man Who Fell to Earth do mesmo
ano.Desenvolvendo o funk e o soul de Young Americans, este novo disco também
prefigurava o krautrock e sintetizava a música dos seus próximos lançamentos.
Trazia um Bowie interessado em misticismo e na Cabala. Sua toxicodependência
tornou-se pública quando Bowie foi entrevistado por Russell Harty no programa
London Weekend Television, numa antecipação da turnê do álbum. Pouco antes da
entrevista propagada via satélite começar, era anunciada a morte do ditador
espanhol General Franco. Pediram para que Bowie abandonasse a reserva do
satélite a fim de que permitisse que o governo espanhol transmitisse notícias
sobre o ocorrido. Recusou-se a fazê-lo, e sua entrevista continuou. Na conversa
em que se seguiu, conforme descrito pelo biógrafo David Buckley, "o cantor
não deu nenhum sentido àquela que foi uma entrevista bastante extensa. Bowie
parecia completamente desconexo e mal conseguia pronunciar uma fase coerente.Sua
sanidade tornou-se distorcida pelacocaína e ele sofreu overdoses durante todo o
ano, além de emagrecer fisicamente de maneira alarmante.
O lançamento de Station to Station
aconteceu em janeiro de 1976 e foi seguido em fevereiro por uma turnê de três
anos e meio pela Europa e América do Norte. Apresentando todas as faixas do
disco, a Isolar – 1976 Tour também destacou as canções do álbum, incluindo a
dramática e longa canção-título "Station to Station", as baladas
"Wild Is the Wind" e "Word on a Wing", além dos funks
"TVC 15" e "Stay". A banda que tocou no disco e na turnê
consistia do guitarrista Carlos Alomar, baixistaGeorge Murray, e baterista
Dennis Davis-que continuariam como unidade estável e criativa pelos próximos
anos da década. A turnê logrou ser bem sucedida, mas foi cercada por
controvérsias políticas. Em Estocolmo, foi creditada à Bowie a frase de que
"a Grã-Bretanha poderia beneficiar-se de um líder fascista" e
posteriormente ele foi preso pela alfândega na fronteira Rússia-Polônia por
posse de parafernálias nazistas.
"Station to
Station"
Nessa época também ocorreu o
"incidente da Estação Victoria": chegando num conversível
Mercedes-Benz, Bowie acenou para a multidão em um gesto que alguns alegaram ter
sido a saudação nazista, e cuja fotografia foi tirada e publicada na NME. Bowie afirmou tempos depois que o
fotógrafo simplesmente havia o pegado acenando, declaração apoiada pelo então
jovem Gary Numan, que estava entre a multidão naquele dia: "Pense nisso.
Se um fotógrafo tira uma foto de alguém acenando, você vai ter uma saudação
nazi no final do movimento de cada braço. Tudo que você precisa é algum idiota
num jornal de música ou algo do tipo para fazer uma matéria sobre isso...Mais
tarde, o músico também se arrependeu por seus comentários pró-fascismo e seu
comportamento durante o período de vícios e do caráter do Thin White Duke. Disse:
"Eu estava fora da minha mente, totalmente enlouquecido. As únicas coisas
das quais eu estava ligado eram mitologia... aquela coisa toda sobre Hitler e o
Direitismo... Eu descobri o Rei Artur... De acordo com o dramaturgo Alan
Franks, escrevendo mais tarde no The Times, "ele realmente estava
demente" e teve experiências muito ruins com drogas pesadas.
Mudando-se para a Suíça em 1976,
comprou um chalénuma montanha no norte do Lago de Genebra. Na nova residência,
sua dependência pela cocaína cresceu; além disso, quis aventurar-se em
atividades extra-musicais. Começou a pintar e produziu uma série de quadros
pós-modernistas. Na turnê, costumava desenhar num caderno e fotografar cenas
que serviriam de referência futura. Ao visitar o Brücke Museum em Berlim e
outras galerias emGenebra, Bowie se transformou, nas palavras do biógrafo
Christopher Sandford, "num prolífico pintor e colecionador de arte contemporânea.
Mas não somente um famoso patrono de arte expressionista: trancafiado em Clos
des Mésanges, iniciou um curso intensivo de auto-aperfeiçoamento em música
clássica e literatura, e começou a trabalhar numa autobiografia.Tais aperfeiçoamentos
só viriam a enriquecer seu trabalho de estúdio e palco. 1976 ainda não tinha terminado quando seu interesse pela cena musical da
Alemanhae seu vício em drogas o levaram a mudar-se para a Berlim Ocidental, no
intuito de renovar e revigorar sua carreira musical. Trabalhando com Brian Eno,
enquanto dividia um apartamento em Schöneberg com o mais novo amigo Iggy Pop,
concentrou-se na música minimalista e ambiental em seus três próximos álbuns,
co-produzidos comTony Visconti, que vieram a ser conhecidos como sua Trilogia
de Berlim.Nessa época, Pop lançou seu primeiro álbum solo sem os Stooges,
chamado The Idiot, e, mais tarde, Lust for Life, ambos de 1977, com
contribuições de Bowie em melodias e letras, realizando turnês pela Europa,
Reino Unido, e nos EUA em março e abril de 1977. O disco Low (1977),
parcialmente influenciado pelo som krautrock do Kraftwerk evidenciou um
afastamento de composições e narrações para um estilo mais abstrato, em que as
letras eram esporádicas e opcionais. Na época do lançamento, ele recebeu
críticas negativas por isso—e a própria gravadora , a RCA, preocupada em manter sua
dinâmica comercial, não aprovou o álbum, e o ex-empresário de Bowie, Tony
DeFries, embora ainda mantivesse um significante interesse financeiro nos
assuntos do cantor, tentou se prevenir desse fracasso. Apesar desses
pressentimentos preliminares, a canção "Sound and Vision" atingiu a
terceira posição no UK chart; o sucesso levou Philip Glass, compositor
contemporâneo, descrever o disco como "uma obra de gênio" em 1992,
quando se baseou nele para sua Symphony No. 1 (posteriormente, Glass também
usaria o próximo álbum de Bowie como base para sua Symphony No. 4
"Heroes". Não demorou para que notassem o talento de Bowie em criar
músicas complexas que pareciam simples.
O segundo disco da trilogia,
"Heroes"(1977), refletiu a abordageminstrumental e minimalista de Low
e também incorporou elementos do pope do rock, além de receber contribuição do
guitarrista Robert Fripp. Assim como o álbum anterior ,"Heroes"
evidenciou o espírito da época da Guerra Fria, simbolizada por uma Alemanha dividida
pelo Muro de Berlim. Neste novo trabalho Bowie incorporou sons ambientes de uma
variedade de fontes, incluindo geradores de ruídos, sintetizadores e o koto,
instrumento japonês, e logrou sucesso, pois ele atingiu a terceira posição no
Reino Unido. Sua faixa-título baseada no amor incondicional de dois amantes dos
lados opostos do Muro de Berlim que Bowie via se unirem diariamente—embora
tenha alcançado somente a 24ª posição nas paradas britânicas, ganhou
popularidade tardia duradoura, e em poucos meses tinha sido lançada em alemão e
em francês.No final daquele ano, Bowie a cantou no programa de televisão Marc,
apresentado pelo colega Marc Bolan, e dois dias depois para o especial de Natal
de Bing Crosby, quando juntou-se a ele em "Peace on Earth/Little Drummer
Boy", versão de "The Little Drummer Boy" com um novo
econtrapontual verso. Cinco anos depois, o dueto gozaria de fama mundial ao
alcançar a terceira posição nas paradas britânicas no Natal de 1982.
Terminando Low e "Heroes",
Bowie ocupou grande parte de 1978 a trabalhar na Isolar II, levando canções dos
dois primeiros álbuns da Trilogia para quase um milhão de pessoas, durante 70
apresentações ao vivo em 12 países. Naquele momento o artista havia parado com
seu vício em drogas; como escreve David Buckley, a Isolar II foi "sua primeira turnê durante cinco anos em
que ele não se anestesiou com grandes quantidades de cocaína antes de subir no
palco. Sem o esquecimento que as drogas lhe traziam, estava com uma condição
mental o suficientemente saudável para fazer novos amigos. A turnê recebeu
filmagens que foram lançadas no mesmo ano em Stage, seu segundo álbum ao vivo.
Lodger (1979)—tríptico final daquilo
que Bowie chamaria de Trilogia de Berlim—absteve-se da natureza ambiental e
minimalista dos outros dois e traz uma levada que nos remete às baterias e às
guitarras do rock e do pop que prefiguraram sua carreira anterior à estadia em
Berlim. O resultado foi uma mistura complexa de New Wave e World Music. Algumas
das faixas, como "Boys Keep Swinging", "Move On" e
"Red Money", foram compostas utilizando as cartas das Estratégias
oblíquas de Eno .O álbum havia sido gravado na Suíça. Antes de seu lançamento,
Mel Ilberman da RCA declarou: "Não seria justo chamar o disco de o
Sergeant Pepper de Bowie um álbum
conceitual que retrata o Inquilino (Lodger) como um andarilho sem teto, evitado
e vitimado pelas pressões da vida e da tecnologia." Como descreve o
biógrafo Christopher Sandford, "A gravação coincidiu com várias esperanças
frustradas, e com a produção, que significava o fim da parceria de 15 com
Eno." Lodger chegou à quarta posição nas paradas britânicas e na vigésima
nos EUA, rendendo os singles "Boys Keep Swinging" e "DJ".
Em finais de 79, Bowie e Angela iniciaram o processo de divórcio, e, após meses
de disputas judiciais, seu casamento terminou em inícios de 1980.
Em 1980, foi lançado o álbum Scary
Monsters (and Super Creeps), trazendo a canção "Ashes to Ashes", que
alcançou o primeiro lugar nas paradas. A canção revisitava o personagem Major
Tom de "Space Oddity". O videoclipe da canção foi um dos mais caros—e
também um dos mais inovadores—de todos os tempos.Embora esse disco utilizasse
princípios estabelecidos pela trilogia de Berlim, foi considerado pelos
críticos como muito mais direto musical e liricamente. Ele teve contribuições
de guitarristas como Fripp, Pete Townshend, Chuck Hammer e Tom Verlaine. Com
"Ashes to Ashes" atingindo o topo das paradas britânicas, Bowie abriu
uma apresentação de três meses no Teatro Broadway em 24 de setembro, estrelando
na peça O Homem Elefante.
Em 1981, Bowie encontrou-se com a banda
Queen e ambos realizaram um single, "Under Pressure", retratando a
pressão social. O dueto foi um sucesso e tornou-se o terceiro single de sua
carreira a atingir a primeira posição nas paradas britânicas. Ainda no mesmo
ano, ele fez uma aparição no filme alemãoChristiane F., uma história baseada em
fatos reais sobre uma adolescente viciada em drogas na Berlim da década de
1970. A trilha sonora, constituída principalmente por canções já escritas
anteriormente por Bowie, foi lançada como Christiane F. meses depois. Bowie interpretou o papel principal de uma
adaptação televisiva de 1981 da peça Baal de Bertolt Brecht. Coincidindo com
essa transmissão, foi lançado um extended play com cinco faixas da peça, todas
gravadas em Berlim. Em março de 1982, um mês antes do filme Cat People de Paul
Schraderser lançado, a canção de Bowie homônima, "Cat People", foi
realizada como single, logrando um curto sucesso nos EUA e entrando no UK top
30.
Bowie
atingiu novo pico de popularidade e sucesso comercial em 1983 com o disco Let's
Dance, que também o fez cativar uma nova audiência. Co-produzido por Nile
Rodgers da bandaChic, o álbum ganhou disco de platinano Reino Unido e nos EUA.
Seus três singles principais tornaram-se um dos vinte maiores sucessos de ambos
os países, e sua faixa-título alcançou a primeira posição. "Modern
Love" e "China Girl" alcançaram a segunda posição no Reino
Unido, e geraram dois aclamados vídeos promocionais que, como escreve o
biógrafo David Buckley, "foram totalmente absorventes e ativaram
arquétipos fundamentais no mundo pop. O
vídeo clipe para 'Let's Dance', com sua narrativa em torno do jovem casal de
aborígenes, tinha como público alvo a 'juventude', e 'China Girl', com sua cena
(que depois foi parcialmente censurada) de um namoro nu na praia (homenagem ao
filme A Um passo da Eternidade), foi sexualmente provocante o bastante para que
garantisse sua alta frequência na MTV. Em 1983, Bowie surgia como um dos artistas
de vídeo-clipes mais importantes da época. Let's Dance seguiu-se com uma turnê
mundial chamadaSerious Moonlight Tour, durante o qual Bowie recebia
contribuições de Earl Slick na guitarra e Frank e George Simms no backing
vocal. A viagem musical durou seis meses e foi extremamente popular.
Tonight (1984), outro álbum dançante,
trouxe Tina Turner cantando com Bowie na faixa-título, que foi escrita com o
amigo Iggy Pop. O disco também trazia covers, como o sucesso de 1966 "God
Only Knows" dos Beach Boys, e a canção "Blue Jean", baseada no
curta-metragem Jazzin' for Blue Jean, garantiu a Bowie o Grammy Award for Best
Short Form Music Video. Em 1985, ele se apresentou no Estádio de Wembley para o
Live Aid uma série de concertos com músicos famosos e aclamados da época na
tentativa de arrecadar fundos contra a fome naEtiópia. Durante o evento, Bowie
gravou um videoclipe com um de seus ídolos, Mick Jagger, em que cantam e dançam
juntos a canção "Dancing in the Street", sucesso de 1964 na voz de
Martha and the Vandellas, e que deu ao dueto a primeira posição nas paradas. No
mesmo ano, Bowie juntou-se ao Pat Metheny Group na gravação de "This Is
Not America" para a trilha sonora do filme The Falcon and the Snowman.
Realizada como single, a canção tornou-se um dos 40 sucessos das paradas
britânicas e americanas.
Em 1986, deram um papel à Bowie no
filme Absolute Beginners, que foi mal recebido pelos críticos, mas que
sustentou-se pela canção-tema, escrita por David Bowie, também chamada
"Absolute Beginners" e que atingiu o segundo lugar nas paradas
britânicas. No mesmo ano, o filme Labirinto estreia e Bowie, que compôs e
cantou cinco canções para o filme, também atuou como a personagem Jareth, o que
lhe garantiu extrema popularidade. Seu último disco solo da década foi Never
Let Me Down de 1987, em que ele abandona a levada de seus dois álbuns
anteriores, e oferece um rock pesado com uma mistura de techno e industrial.
Embora tenha sido um relativo fracasso, atingiu a sexta posição nas paradas
britânicas e rendeu as canções "Day-In Day-Out", "Time Will
Crawl" e "Never Let Me Down". Tempos depois Bowie o descreveria
como seu "nadir" e o chamaria de um "álbum ruim". A série
de 86 concertos chamada de Glass Spider Tour surgiu nessa época, em 20 de maio,
com o intuito de apoiar o disco. Na guitarra principal, a banda contava com
Peter Frampton. Os críticos difamaram a turnê, dizendo que, se comparada às
tendências contemporâneas da música de arena e estádio, seus efeitos especiais
e suas danças a tornavam demasiadamente cansativa.
David Bowie esqueceu-se de sua carreira
solo em 1989, recuando pela primeira vez ao relativo anonimato de membros de
banda desde o início dos anos 70. Tin Machineespecializou-se como quarteto de
hard rock e surgiu depois de Bowie trabalhar experimentalmente com o
guitarrista Reeves Gabrels. Completavam a formação Tony Sales e Hunt Sales,
irmãos que Bowie conhecia desde a década de 70 por trabalharem na bateria e no
baixo, respectivamente, em Lust for Life (1977) de Iggy Pop, disco produzido
por Bowie.
Embora
pretendesse que o Tin Machine funcionasse democraticamente, Bowie dominou a
banda, tanto nas composições como na tomada de decisões importantes.O disco de
estreia, Tin Machine (1989), teve inicial popularidade, apesar de suas letras
politizadas não terem logrado aprovação universal: Bowie descreveu uma de suas
canções como "simplista, ingênua e radical, desistindo de falar sobre o
aparecimento deneo-nazistas"; na visão do biógrafo Christopher Sandford, o
disco "teve coragem de denunciar drogas, fascismo e televisão em termos de
ter atingido o nível literário de uma história em quadrinhos. A EMI reclamou
das "letras pregativas", da falta de produção e da abundância de
minimalidade. De qualquer forma, o disco alcançou a terceira posição no Reino
Unido. A primeira turnê mundial do Tin Machine foi um sucesso comercial, embora
fãs e críticos relutassem bastante em aceitar as apresentações de Bowie como
mero membro da banda. Uma série de canções e singles fracassaram e, após um
desentendimento com a EMI, Bowie decidiu finalmente largar a gravadora. Assim
como o público e a imprensa, cada vez mais ele tornou-se descontente com seu
papel de simples membro de uma banda. O Tin Machine começou a trabalhar num
segundo álbum, porém concordaram em esperar mais um tempo e, nessa espera,
Bowie deu um rápido retorno à carreira solo. Na Sound+Vision Tour, tocando seus
primeiros e maiores sucessos, anteriores ao disco Tonight, durante sete meses,
logrou novo sucesso comercial e novamente a aclamação crítica. Essa turnê contou
com suas primeiras apresenções na América do Sul—Rio de Janeiro (Sambódromo),
São Paulo (Estádio Palestra Itália, Teatro Olympia), Santiago (Estádio Nacional
de Chile) e Buenos Aires(Estádio Monumental de Núñez) de 20 a 29 de setembro,
com milhões de audiências e transmissões da Rede Globo.
Em outubro de 1990—dez anos depois de
seu divórcio com Angela—Bowie conheceu a modelo somali Iman Abdulmajid, através
de um amigo em comum. Bowie recordou: "Eu estava a dar o nome de nossos
futuros filhos na noite em que nos conhecemos... foi uma coisa absolutamente
imediata." Eles se casaram em 1992. Enquanto isso, ainda em 1991, o Tin
Machine voltou a trabalhar após a turnê solo de Bowie bem-sucedida, porém, o
público e a crítica, que já estavam desapontados com o primeiro álbum do grupo,
não mostrou muito interesse por um segundo. O lançamento de Tin Machine II
ficou marcado por uma ampla divulgação e um conflito inoportuno por causa de
sua capa: após a produção ter começado, a nova gravadora, Victory, considerou
retratar os quatro membros da banda nus em formato de estátuas kouros, o que
seria para ser, segundo Bowie, "num gosto requintado", tornou-se para
a mídia uma espécie de "imagens obscenas" a precisar de aerografia e
remendos a fim de tornar as figuras assexuadas. Tin Machine excursionou
novamente, porém, após o álbum ao vivo Tin Machine Live: Oy Vey, Baby,
fracassou comercialmente, e a banda se separou; Bowie, embora continuasse a
colaborar e a trabalhar com Gabrels, retomou sua carreira solo.
Em abril de 1992, Bowie participou do
Concerto em Tributo a Freddie Mercury, após a morte do vocalista do Queen no
ano anterior. Cantou "Heroes" e "All the Young Dudes"; não
poderia deixar de cantar "Under Pressure", em que foi acompanhado por
Annie Lennox, que cantou a parte de Freddie Mercury na canção.Quatro anos
depois, Bowie e Iman estavam casados na Suíça. Com a intenção de se mudarem
para Los Angeles, o casal voou até os EUA para procurar um imóvel adequado, mas
tiveram que se confinar no seu hotel, sob toque de recolher: osDistúrbios de
Los Angeles em 1992 começaram bem no dia em que eles embarcaram. Por fim, se estabeleceram
em Nova Iorque.
Em 1993, o lançamento de Black Tie
White Noisetrouxe um Bowie influenciado em hip-hop, jazz e soul. O álbum, que
novamente o reuniu com o produtor de Let's Dance, Nile Rodgers, fazia uso
proeminente de instrumentos eletrônicos e confirmou seu retorno à popularidade,
chegando ao primeiro lugar nas paradas britânicas e fazendo sucesso com a
canção "Jump They Say".Este álbum também contou com a participação de
seu antigo colega da era-Ziggy Stardust, Mick Ronson, que morreu de câncer no
final do ano. Bowie explorou novas direções em The Buddha of Suburbia, trilha
sonora composta para uma série televisiva livremente adaptada no livro The
Buddha of Suburbia (1900) de Hanif Kureishi. O disco trazia alguns dos novos
elementos introduzidos no Black Tie White Noise, e também sinalizava uma
mudança para o rock alternativo. O disco foi criticamente bem-recebido, embora
não lograsse muito sucesso comercial, atingindo a 87ª posição nas paradas do
Reino Unido.
Outside (1995) reuniu Bowie novamente
com Brian Eno, e foi concebido como o primeiro volume de uma narrativa
não-linear sobre arte e assassinato. Apresentando personagens de um conto
escrito pelo artista, o álbum conseguiu sucesso nas paradas britânicas e americanas.Bowie
escolheu a banda Nine Inch Nails como sua parceria para a Outside Tour, e
recebeu, por isso, recepções mistas. Visitaram cidades da Europa e da América
do Norte entre setembro de 1995 e fevereiro de 1996 e tal turnê marcou o
regresso de Gabrels como guitarrista principal de Bowie.
Em 17 de janeiro de 1996, David Bowie
entrou para o Rock and Roll Hall of Fame.Incorporando elementos do jungle
britânico e do drum and bass, Earthling (1997) foi sucesso crítico e comercial.
A canção "I'm Afraid of Americans", escrita com Eno para o filme
Showgirls de Paul Verhoeven, foi regravada no álbum, remixada para ser lançada
como single. Esse trabalho ficou por conta de Trent Reznor, famoso
multi-instrumentista de sua banda solo, o Nine Inch Nails, que além de
produzir, fez backing vocals na canção. A alta frequência do vídeo clipe na
televisão, do qual Reznor também participava, fez com que ela ficasse 16
semanas na Billboard Hot 100americana. A Earthling Tour esteve na Europa e na
América do Norte entre junho e novembro de 1997. Em 1998, reuniu-se novamente
com Visconti para gravar "(Safe in This) Sky Life" para o The Rugrats
Movie. Embora a faixa tenha sido cortada na edição final, mais tarde ela foi
regravada e realizada como "Safe" no lado B do single de 2002
"Everyone Says 'Hi'". A reunião com Visconti também levou a uma
versão da faixa "Without You I'm Nothing" do Placebo, com vocais de
Bowie adicionados na gravação original.Em 1998, Bowie gravou "A Foggy Day
(In London Town)" com Angelo Badalamenti, tributo a George Gershwin, no
intuito de arrecadar dinheiro para várias instituições de caridade dedicadas na
conscientização e no combate à Aids.
Bowie compôs a trilha sonora de
Omikronem 1999, um jogo de computador em que ele e a esposa Iman também
aparecem como personagens. O álbum 'hours...', lançado neste mesmo ano, e
contendo algumas faixas regravadas do jogo, trazia uma canção, "What's
Really Happening?" (musicada com Reeves Gabrels), com letra escrita pelo
vencedor do concurso via internet "Cyber Song Contest", disponível no
site oficial de Bowie; o vencedor foi o fã Alex Grant. Utilizando instrumentos
tradicionais e um som pesado, o disco marcou o fim dos experimentos de Bowie
com amúsica eletrônica.Em 2000, ele iniciou um álbum que chamaria-se Toy, com
novas versões de algumas de suas primeiras canções e mais três novas músicas,
mas o projeto nunca foi lançado. Em vez disso, Visconti continuou trabalhando
em estúdio com Bowie e, um ano depois, o resultado das gravações foi um álbum
inteiramente de canções originais: Heathen, de 2002.Sua filha com Iman,
Alexandria Zahra Jones, nasceu em 15 de agosto.
Em outubro de 2001, Bowie abriu o
Concerto para a Cidade de Nova Iorque, evento de caridade em benefício às
vitimas dos Ataques de 11 de setembro, com uma versão minimalista e misteriosa
da canção "America" dos Simon and Garfunkel, que seguiu-se com
"Heroes", tocada com uma banda.Em 2002, Heathen foi lançado e,
durante o segundo semestre do ano, ele realizou a turnê Heathen Tour. A turnê
visitou cidades europeias e da América do Norte; sua abertura ocorreu no
Meltdown, festival anual de Londres, e, por isso, naquele mesmo ano, Bowie foi
apontado diretor artístico do evento. Entre os artistas que selecionou para o
festival estavam Philip Glass,Television e The Polyphonic Spree. Além de
canções do novo álbum, a turnê também trazia materiais de Low.Em 2003, lançou
Reality, disco com humor e melancolia, que reflete sobre toda sua carreira e
que, na na faixa-título, proclame e ordena: "Acertei, errei/estou de volta
ao começo/procurei um sentido e não cheguei a nada/Hey garoto, bem-vindo à
realidade".A Reality Tour o fez viajar pela Europa, EUA, Canadá, Nova
Zelândia, Austrália e Japão, com uma audiência estimada em 722.000 mil,
arrecadando uma quantia superior a qualquer outra turnê de 2004. Apresentando-se
em Oslo, Noruega, em 18 de junho, foi atingido no olho por um pirulito atirado
por um fã e, uma semana depois, enquanto se apresentava no palco doHurricane
Festival em Scheeßel, Alemanha, sentiu fortes dores no peito, e a apresentação
foi interrompida. Foi diagnosticada uma séria obstrução numaartéria e ele
passou por uma angioplastia de emergência em Hamburgo. As 14 apresentações
restantes da turnê foram canceladas. Até agora, Reality foi seu último disco de
inéditas até o lançamento de The Next Day em 8 de março de 2013,e a turnê foi a
última em que ele se apresentou.
Recuperado
da cirurgia cardíaca, diminuiu sua produção musical pela primeira vez em vários
anos. Apareceu só de vez em quando nos palcos e nos estúdios. Em 2004, cantou
"Changes" num dueto com Butterfly Boucher para a animação
cinematográfica Shrek 2.Durante o ano de 2005, que seguiu-se calmo em sua
agenda, gravou vocais em "(She Can) Do That", co-escrita com Brian
Transeau, para o filme Stealth.Retornou aos palcos em 8 de setembro, junto ao
Arcade Fire, num evento televisionado nos EUA chamado Fashion Rocks, e tocou
com a banda canadense pela segunda vez uma semana depois, durante o CMJ Music
Marathon.Contribuiu com vocais na canção "Province" dos TV on the
Radio no álbum Return to Cookie Mountain,gravou um comercial da XM Satellite
Radio comSnoop Dogg,e participou, com o colega de longa data Lou Reed, do álbum
No Balance Palace (2005) da Kashmir. Bowie foi premiado com o Grammy Lifetime
Achievement Award em 8 de fevereiro de 2006, que só é concedido a "músicos
que, durante suas vidas, deram contribuições criativas de importância artística
excepcional no campo da gravação. Em abril, anunciou: "Estou dando um
tempo a turnês e discos. Em 29 de maio, contudo, fez uma aparição surpresa no
concerto de David Gilmour no Royal Albert Hall de Londres. O evento foi filmado
e, logo em seguida, foi lançada uma seleção das canções em que ele participou.Sua
última apresentação nos palcos até agora se deu em novembro do mesmo ano,
quando cantou ao lado de Alicia Keys no Black Hall—evento beneficente de Nova
Iorque para a organização Keep a Child Alive.
Em 2007, Bowie foi escolhido para a
curadoria do High Line Festival, selecionando músicas e artistas do evento de
Manhattan, e participou do álbum de 2008 Anywhere I Lay My Head, de Scarlett
Johansson, só de regravações de Tom Waits. Para os 40 anos de aniversário do
primeiro pouso na Lua e também o também para o aniversário de seu primeiro
sucesso, "Space Oddity" a EMI lançou faixas individuais da gravação
original da canção em 2009, num concurso que convidava os fãs a criaram um remix.
A Reality Tour, álbum duplo com cenas ao
vivo de sua turnê de 2003, foi lançado em janeiro de 2010.
Em 8 de Janeiro de 2013, foi confirmado
pela página do artista um lançamento de,The Next Day, e seu lançamento ocorreu
em 8 de março de 2013. O primeiro Single, "Where Are We Now" foi
disponibilizado à venda para download no mesmo dia. Em 2015 foi anunciado que
lançaria Blackstar influenciado pelo krautrock, assim como seu material
passado. O The Times ainda colocou que o álbum será provavelmente o trabalho
mais bizarro produzido por Bowie.
O biógrafo David Buckley escreve:
"A essência da contribuição de Bowie à música popular se deve por sua
notável capacidade de analisar e selecionar as ideias que estão de fora do
mainstream—da arte, literatura, teatro e cinema—e trazê-los para dentro, de
modo que o pop é constantemente alterado.Buckley ainda escreve: "Só uma
pessoa levou o glam rock a novas alturas rarefeitas e inventou personagens no
pop, casando teatro e música popular num todo poderoso. A carreira de Bowie tem
sido marcada por vários papéis em produções de cinema e teatro, o que valeu
prestígio e independência como ator e alguns elogios por suas atuações.
Sua carreira como ator começa
antes de seu avanço comercial como músico. Estudante teatro de avant-garde e
mímica com Lindsay Kemp, interpretou o papel de Cloud na produção teatral de
1967 de Kemp chamada Pierrot in Turquoise(posteriormente transformada no filme
televisivo de 1970 The Looking Glass Murders). No filme The Image em branco e
preto (1969), interpretou um menino fantasma que surge da pintura de um artista
envolvido em problemas, para assombrar seu criador. No mesmo, fez uma breve
aparição na adaptação do romance The Virgin Soldiers (1966) de Leslie Thomas.Em
1976, ganhou elogios por seu primeiro papel principal num grande filme,
retratando Thomas Jerome Newton, um alienígena de um planeta moribundo, em The
Man Who Fell to Earth, dirigido por Nic Roeg. Também interpretou o papel
principal em Just a Gigolo de 1979, co-produção anglo-alemã dirigida por David
Hemmings, em que é Paul von Pryzgodski, um oficial prussiano a retornar da Primeira
Guerra Mundial, que é descoberto por uma Baronesa (Marlene Dietrich) que o
convida a seu estábulo de gigolô.
Entre 1980 e 1981, fez o papel
principal de O Homem Elefante, produção tetral daBroadway em que recebeu elogios
por uma atuação expressiva.Em Christiane F. – Wir Kinder vom Bahnhof Zoo, filme
biográfico de 1981 focando a dependência por drogas de uma jovem na Berlim
ocidental, Bowie fez uma aparição como ele mesmo em um concerto na Alemanha. A
trilha sonora do filme, Christiane F., traz algumas das canções dos álbuns da
Trilogia de Berlim. Em 1983, estreou The Hunger/Fome de Viver, filme de
vampiros revisionista, com Catherine Deneuve e Susan Sarandon. EmMerry
Christmas, Mr. Lawrence, do mesmo ano, dirigido por Nagisa Oshima e baseado no
romance The Seed and the Sower de Laurens van der Post, Bowie representou o
Major Jack Celliers, prisioneiro de guerra num campo de internamento japonês.
Ryuichi Sakamoto, que também era músico, atuou como o comandante do campo que
começa a se prejudicar pelos comportamentos bizarros de Celliers. Participou de
uma cena do Yellowbeard de 1983, comédia sobre piratas criada peloMonty Python,
e em 1985 representou Colin, assassino de aluguel no filme Into the Night.
Recusou retratar o vilão Max Zorin no filme 007 Na Mira Dos Assassinos/007 -
Alvo Em Movimento do mesmo ano.
Absolute Beginners (1986), musical de
rock baseado no romance de Colin MacInnesde 1959 sobre a vida londrina, trazia
música de Bowie mas lhe presenteou um papel de qualidade inferior. No mesmo
ano, interpretou o andrógino Jareth, rei dos goblins, no filme fantástico
Labirinto - A magia do tempo de Jim Henson.Dois anos depois interpretou Pôncio
Pilatos no filme A Última Tentação de Cristo de Martin Scorsese, em 1988. Em
1991, no The Linguini Incident, atuou como um descontente empregado de um
restaurante que é o antagonista de Rosanna Arquette. No ano seguinte, foi o
misterioso agente do FBI Phillip Jeffries em Twin Peaks - Os últimos dias de
Laura Palmer (1992) de David Lynch. Retratou Andy Warhol, figura do qual havia
conhecido na década de 70, no filme Basquiat, filme da biografia de Jean-Michel
Basquiat, dirigido por Julian Schnabel. Co-estrelou no filme Il Mio West de
Giovanni Veronesi em 1998 (lançado como Gunslinger's Revenge em 2005) como o
pistoleiro mais temido da região.Em 1999, interpretou o velho gangster Bernie
em Everybody Loves Sunshine de Andrew Goth e fez uma breve aparição na série de
horror televisiva The Hunger. Em Mr. Rice's Secret (2000), retratou o papel principal
como vizinho de um doente terminal de doze anos de idade e, no ano seguinte,
apareceu como si mesmo em Zoolander junto a outras personalidades famosas.
Em 2006, retratou Nikola Tesla, físico
pioneiro na corrente alternada, no filme O Grande Truque/O Terceiro Passo
co-estrelado por Christian Bale e Hugh Jackman, dirigido por Christopher Nolan
e baseado no romance epistolar de Christopher Priestsobre a rivalidade entre
dois mágicos no início do século XX. No mesmo ano, emprestou sua voz ao
poderoso vilão Maltazard na animação Arthur e os Minimoys e também para o
personagem Lord Royal Highness do desenho animado Bob Esponja: Calça Quadrada.
No filme de 2008 August, dirigido por Austin Chick, Bowie atuou como
coadjuvante no papel de Ogilvie, ao lado de Josh Hartnett e Rip Torn, no qual
ele já havia trabalhado anteriormente em 1976 em The Man Who Fell to Earth.
O biógrafo David Buckley escreve:
"Se Ziggy confundia tanto seu criador quando sua audiência, grande parte
dessa confusão se centrou sobre sexualidade.Bowie se declarou bissexual numa
entrevista para a Melody Maker em janeiro de 1972, momento em que coincide com
suas primeiras tentativas de divulgar a primeira turnê de sua persona. Em 1976,
numa entrevista para a Playboy, Bowie declarou: "É verdade—sou bissexual.
Mas não posso negar que eu sei disso muito bem. Acho que é a melhor coisa que
já me aconteceu.
No entanto, numa entrevista em 1983
para aRolling Stones, Bowie voltou atrás e disse que sua declaração pública de
bissexualidade tinha sido "o maior erro que já cometi", e, mais
tarde, em outras ocasiões, afirmou que seu interesse pela cultura gay e
bissexual derivava apenas de seus sentimentos e interesses na época; como
escreve Buckley, Bowie nutria mais uma "compulsão pelo desrespeito aos
códigos morais do que um verdadeiro estado biológico e psicológico de
ser".
Perguntado em 2002 pela Blender se ele
ainda acreditava que sua declaração pública de bissexualidade era seu maior
erro, respondeu:
Interessante. Acho
que não foi um grande erro na Europa, mas isso provocou muitas dores de cabeça
nos Estados Unidos. Não tive nenhum problema com as pessoas que sabiam que eu
era bissexual. Mas eu não tinha inclinação de levantar nenhuma bandeira ou ser
representante de qualquer grupo. Eu sabia o que queria ser: compositor e
intérprete, e sentia que a marca de bissexualidade me acompanhava há muito
tempo. Os Estados Unidos são um lugar muito puritanoe ele estava no meu
caminho, em grande parte daquilo que eu queria fazer.
A visão de Buckley é a de que Bowie foi
um músico preocupado em quebrar tabus,e escreve: "talvez seja verdade que
Bowie nunca foi gay, e nem sempre foi um bissexual ativo... o que ele fez, de
vez em quando, foi experimentar, de tempos em tempos, mesmo que sob o intuito
de curiosidade e ingenuidade e de ser transgressivo, antinormativo.O biógrafo
Christopher Sandford, por sua vez, escreve que, de acordo com Mary Finnigan,
com quem Bowie teve um caso em 1969, o cantor e sua primeira esposa Angie
"viviam num mundo de fantasia e eles criaram sua fantasia bissexual.
Sandford também comenta que o músico gostava de contar uma piada que ambos se
conheceram enquanto "comiam o mesmo sujeito" e afirma: "o sexo
gay sempre foi uma questão anedótica e engraçada. É evidente que os gostos
atuais de Bowie oscilaram para o outro lado se se notar o número de casos que
teve com mulheres.
Na recente biografia David Bowie - A
Biografia, escrita por Marc Spitz, lançada originalmente em 2009 e em 2010 no
Brasil, o biógrafo revela que, em sua adolescência, Bowie teve muitas
experiências homossexuais (e cita uma frase que o cantor disse na entrevista de
76 da Playboy: "Quando fiz 14 anos, o sexo, de repente, se tornou
relevante. Não importava realmente com quem ou como era, contanto que fosse uma
experiência sexual. Não era difícil levar algum cara bonitinho da classe para
casa e transar com ele")mas o biógrafo também reforça que suas declarações
públicas não tinham outro intuito a não ser chamar a atenção para sua música e
fazermarketing. Uma das guitarras de David Bowie no Hard Rock Café Warsaw.
Homem de muitas vozes, Bowie têm
explorado uma variedade muito grande de estilos musicais, desde suas primeiras
gravações na década de 60. O musicólogo James Perone observa seu uso
ininterrupto de oitavas em diferentes repetições da mesma melodia para efeitos
dramáticos, usados, por exemplo, em sua primeira canção de sucesso, "Space
Oddity", e logo depois em "Heroes"; Perone nota que "na
parte mais baixa de seu registro vocal sua voz apresenta uma riqueza parecida
com a de um crooner.Seu fascínio inicial pela Music hall expandiu-se e, durante
sua carreira, ele aventurou-se em gêneros como o hard rock, heavy metal,soul,
folk e pop psicodélico.
Jo Thompson, instrutor de voz, escreve
que sua técnica vocal de vibrato é particularmente deliberada e distinta.Schinder
e Schwartz o consideram um vocalista "de capacidade técnica
extraordinária, capaz de armar seu canto para determinado efeito.Como escreve o
biógrafo Michael Campbell, sua natureza de camaleão o permite apresentar uma
variedade enorme de vozes de acordo com o momento e ele é capaz de mudar o seu
vocal radicalmente de uma canção a outra.
Bowie também toca diversos
instrumentos; entre eles, a guitarra elétrica, o violão, o saxofone alto,
contralto e barítono, teclado, incluindo piano, sintetizadores, mellotron, gaita,
estilofone, xilofone, vibrafone, koto, bateria e percussão, além de outros instrumentos
de cordas como a viola e o violoncelo.Tocando num concerto em 1974 para promover
o discoYoung Americans David Bowie é capaz de transformar suas aspirações e
seus problemas pessoais em cultura popular e em canções como "Word on a
Wing" de Station to Station, em que ele mesmo declara: "Havia dias de
terror psicológico enquanto eu fazia o
filme de Roeg que eu quase comecei a me aproximar do meu renascimento, nascer
novamente. Foi a primeira vez que eu seriamente pensei acerca de Cristo e Deus,
profundamente.Suas composições são permeadas por letras filosóficas e
literárias. Canções como "The Width of a Circle",
"Quicksand" e "The Superman" recebem influência do Budismo,
ocultismo,misticismo e principalmente do conceito de Übermensch de Friedrich Nietzsche
.A primeira possui um título irônico ("A Largura de um Circulo",
aludindo ao ânus), cujo segundo parágrafo alude a um encontro sexual no
Infernocom Deus, o Diabo ou outro ser sobrenatural, de acordo com as diferentes
interpretações.De fato, suas primeiras composições foram influenciadas por
poesias e escritos de Aleister Crowley, William Hughes Mearns e H. P.
Lovecraft,além de "The Jean Genie" ser uma referência a Jean Genet. Não
raro encontramos em suas músicas um novo mundo criado por ele. De fato, criou
personagens como Major Tom, Ziggy Stardust e o The Thin White Duke. "Oh!
You Pretty Things" de Hunky Dory (1971) alerta sobre "homens
dourados" e crateras no céu e diz que devemos abrir caminho para o Homem Superior.The
Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars é um dos melhores
exemplos disso; um disco em torno de uma história de ficção científica criada
pelo próprio Bowie."Five Years", por exemplo, conta desesperadamente
que o mundo acabará a cinco anos, e é um dos muitos exemplos de sua preocupação
artística com o colapso da sociedade. Anos
depois, em Outside, ele retomou a ideia de um álbum conceitual baseado em
contos que escreveu e em personagens que havia criado.O disco Heathen (2002)
refletiu suas impressões em relação aos Ataques de 11 de setembro de 2001, com
letras centradas na degradação da humanidade e do mundo.
Bowie logrou construir uma vasta
carreira e também compôs várias canções de amor, como "Liza Jane" (sua
primeira gravação musical), "Stay", "Let's Dance",
"Heroes", que retrata um amor que supera qualquer diferença, mesmo as
políticas e sociais, e que foi baseada em dois amantes que Bowie viu
beijando-se em lados opostos ao do Muro de Berlim .Além de lançar discos de
tons e elementos fantásticos, como The Man Who Sold the World (1970), muitas de
suas músicas criticam a sociedade, como "Fame" e "Life on
Mars?" (certa vez disse que essa última referia-se à reação sensível de
uma jovem diante da mídia e sobre os rumores que o povo conta de um lugar
melhor para se viver),e também satirizou o machismo e a sexualidade em
"Boys Keep Swinging", faixa de Lodger (1979). Para concluir, Reality
(2003) faz uma reflexão sobre toda sua carreira e na faixa título ele canta:
"Acertei, errei/estou de volta ao começo/procurei um sentido e não cheguei
a nada/Hey garoto, bem-vindo à realidade" num som pesado movido a três
guitarras, bateria e baixo sincopado como os rocks energéticos de suas fases do
passado. A influência de David Bowie é
imensa, musical e socialmente. Suas canções e as apresentações inovadoras
trouxeram uma nova dimensão para a música popular do começo da década de 70,
influenciando fortemente tanto suas formas imediatas como seu desenvolvimento
posterior. Pioneiro doglam rock, de acordo com vários críticos Bowie criou o gênero
ao lado de Marc Bolan. O biógrafo David Buckley considera que, nessa época, ele
surgiu como a última estrela pop de todos os tempos e que nenhuma outra veio a
existir após dele; sua produção musical durante a década criou um dos maiores
cultos da cultura pop.De acordo com diversos autores, por exemplo, ao
incorporar personas andróginas como Ziggy Stardust e Aladdin Sane na era do
glam rock nos anos 70, Bowie recriou uma classe adolescente independente na
época e também auxiliou movimentos como a libertação gay.Nessa era, sua postura
ajudou a criar novas modas e jeitos de se vestir nas cenas de rock e música,
apresentando roupas que ainda interessam as pessoas de hoje em dia.
Musicalmente, Bowie também tem sido
muito influente. The Man Who Sold the World (1970), por exemplo, influenciou
elementos do goth rock, darkwave e da ficção científica de bandas como Siouxsie
and the Banshees, The Cure, Gary Numan, John Foxx e Nine Inch Nails. Kurt
Cobain do Nirvana colocou essa álbum em 45º lugar na sua lista de 50 discos
favoritos. Em 1993, o grupo grunge regravou sua faixa-título em seu MTV
Unplugged in New York. Após a era do glam rock, Bowie lançou álbuns como
Diamond Dogs (1974), cujo som pesado e temática de caos urbano antecipava a
revolução punk de bandas como The Germs e Sex Pistols que tomariam espaço nos
anos finais da década de 70. Ao mesmo tempo, por inspirar os primeiros artistas
do movimento, Bowie tornou-se "uma das influências mais seminais do
punk", nas palavras do biógrafo Michael Campbell. David Buckley escreve:
"Numa época em que o punk rock reclamava de uma canção de três minutos num
concerto de desafio público, Bowie quase que completamente já havia abandonado
a instrumentação tradicional do rock.Mesmo após essa revolução sua obra
inspirou outros. Em 1976, o valorizado Station to Station exerceu enorme influência
nopós-punk, principalmente na Magazine. No ano seguinte, "Heroes"
(1977) da 'Trilogia de Berlim' serviu de base para John Lennon e Yoko Ono
produzirem seu último álbum juntos, Double Fantasy (1980).
A influência de David Bowie continua
nos dias de hoje, mesmo em artistas de diversos gêneros e países. Podemos citar
Mark Ronson, Brandon Flowers (do The Killers),Paul Weller, Marilyn Manson
(Bowie é a maior influência deles),Boy George, Groove Armada,Spacehog, Neïmo,
Arckid, Stacey Q, Buck-Tick, Lady Gaga, e muitos outros. Em 2010, Bono Vox do
U2 declarou: "O que Elvis foi para os Estados Unidos, Bowie foi para a
Inglaterra e Irlanda. Uma completa mudança de consciência".
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