Translate

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Queen


Queen foi uma banda de rock britânica, formada em Londres, em 1971, originalmente composta por Freddie Mercury (vocal, piano),Brian May (guitarra e vocal), John Deacon (baixo, guitarras, vocais) e Roger Taylor (bateria, vocais).
A banda já vendeu mais de 300 milhões de cópias de seus álbuns no mundo inteiro e foi uma das mais populares bandas britânicasdos anos 1970 e 1980, apresentando-se com magníficas produções em seus concertos e nos videoclipes de suas músicas. Mesmo nunca tendo sido levada a sério pelos críticos da sua época, que consideravam a sua música "comercial", a banda tornou-se uma das mais famosas entre o público, graças à sua mistura única entre as complexas e elaboradas apresentações ao vivo e o dinamismo e carisma da sua estrela maior, o vocalista Freddie Mercury. A banda ficou sob a liderança de Brian May (guitarra) e Roger Taylor (bateria), após a saída de John Deacon (baixo), em 1997.
O início da banda remonta a 1967, quando Brian May, Tim Staffell e Roger Taylor formaram o trio Smile, no Imperial College em Londres, capital da Inglaterra, onde todos estudavam. Após a saída do baixista e vocalista do grupo, Tim Staffell, em 1970, May e Taylor foram apresentados por Staffell a Farrokh/Freddie Bulsara, em abril do mesmo ano, o qual viria a ser o vocalista da nova banda com o nome artístico Freddie Mercury, batizando a banda com o nome Queen. Em 1971, John Deacon completou a formação do Queen como baixista.
Durante a década de 1980, o Queen passou a adotar sintetizadores em suas músicas, e apesar de alguns sucessos como UNDER PRESSURE, a banda recebeu fortes críticas da mídia especializada, perdeu grande parte de sua popularidade em território norte-americano e passou por crises internas, mesmo mantendo sua formação. Em contrapartida, The Worksconteve os singles Radio Ga Ga e I Want to Break Free que alcançaram grande notoriedade no Reino Unido e em países da América do Sul, como o Brasil e Argentina . Em 1985, o conjunto realizou uma de suas performances mais memoráveis no evento Live Aid Anos depois, o vocalista Fredie Mecury contraiu o vírus da AIDS, e após o lançamento de The Miracle eInnuendo, o artista morreu aos 45 anos de idade. Em 1995, foi lançado o último trabalho inédito do quarteto, Made in Heaven, e o baixista John Deacon aposentou-se do mundo musical.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.