Translate

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Chico Buarque

Anjos existem,eu acredito pois tenho o privilégio de poder falar com eles.
Não posso vê-los,mas sei que me ouvem toda a vez que exponho minhas palavras ou compartilho minhas emoções.
Eles estão lá,nos quatro cantos desta terra,sempre de prontidão,quando um se cansa e repousa o seu espírito,vem o outro para continuar a vigília.
Alguns adoram o brilho do Sol,já os outros a luz refletida pela Lua.
Foram me aparecendo um após o outro,e hoje fazem parte cotidiana neste mural,não vou citar seus nomes,mas se você quiser conhece-los  
basta olhar para o lado,em cada foto aparecerá um nome de um ser abençoado.
Este Post de hoje um deles me pediu,como não posso deixar de ouvir 
o que estes seres de luz me aconselham,estabeleço disciplina a minha alma,e mesmo cansado  da minha labuta,o faço com prazer pois sei que  estarão ali,eu a falar e eles sempre a me ouvir !!! :)
(J.A.MAYER)


Francisco Buarque de Hollanda, mais conhecido por Chico Buarque ou Chico Buarque de Hollanda, (Rio de Janeiro19 de junho de 1944) é um músicodramaturgo escritor brasileiro. É conhecido por ser um dos maiores nomes da MPB. Sua discografia conta com aproximadamente oitenta discos, entre eles discos-solo, em parceira com outros músicos e compactos. É compositor de Construção, considerada uma das melhores músicas brasileiras já feitas, iniciou sua carreira como escritor em1962, quando escreveu seu primeiro conto aos 18 anos, ganhando destaque como cantor a partir de 1966, quando lançou seu primeiro álbum, Chico Buarque de Hollanda, e venceu o Festival de Música Popular Brasileira com a música A BandaSocialista declarado auto exilou-se na Itália em 1969, devido à crescente repressão da ditadura militar no Brasil nos chamados "anos de chumbo", tornando-se, ao retornar, em 1970
 Na carreira literária, foi vencedor de três Prêmios Jabuti: o de melhor romance em 1992 com Estorvo e o de Livro do Ano, tanto pelo livro Budapeste, lançado em 2004, como por Leite Derramado, em 2010.
Foi casado por 33 anos com a atriz Marieta Severo,Chico é irmão das cantoras MiúchaAna de Hollanda e Cristina. Ao contrário da crença popular, Aurélio Buarque era apenas um primo distante do pai de Chico.
Conheceu Elis Regina, que havia vencido o Festival de Música Popular Brasileira (1965) com a canção Arrastão, mas a cantora acabou desistindo de gravá-lo devido à impaciência com a timidez do compositor.
 Chico Buarque revelou-se ao público brasileiro quando ganhou o mesmo Festival, no ano seguinte (1966), transmitido pela TV Record, com A Banda, interpretada por Nara Leão (empatou em primeiro lugar com Disparada, de Geraldo Vandré e interpretado por Jair Rodrigues). No entanto, Zuza Homem de Mello, no livro A Era dos Festivais: Uma Parábola, revelou que "A Banda" venceu o festival. O musicólogo preservou por décadas as folhas de votação do festival. Nelas, consta que a música "A Banda" ganhou a competição por 7 a 5. Chico, ao perceber que ganharia, foi até o presidente da comissão e disse não aceitar a derrota de Disparada. Caso isso acontecesse, iria na mesma hora entregar o prêmio ao concorrente.
 Chico participou como autor e compôs várias canções de sucesso para o filme Quando o Carnaval chegar, musical de Cacá Diegues. Compôs a canção-tema do longa-metragem Vai trabalhar Vagabundo, de Hugo Carvana,Faria o mesmo com os filmes seguintes desse diretor: Se segura malandro e Vai trabalhar vagabundo II. Adaptou canções de uma peça infantil para o filme Os Saltimbancos Trapalhões, Outras adaptações de uma peça homônima de sua autoria foram feitas para o filme A Ópera do Malandro (filme),mais um musical cinematográfico. Vários filmes que tiveram canções-temas de sua autoria e que fizeram muito sucesso além dos citados: Bye Bye BrasilDona Flor e seus dois maridos e Eu te amo.


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.






As pessoas têm medo das mudanças. Eu tenho medo que as coisas nunca mudem.
Chico Buarque